No combate a dengue, medidas simples podem fazer muita diferença

Dengue, zika, chikungunya e febre amarela são doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Uma das maneiras mais eficazes de prevenção é o combate ao mosquito. Segundo o Ministério da Saúde, todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à dengue, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves.

Com o período de chuva se aproximando, os casos de dengue tendem a aumentar. O coordenador do setor de Endemias de Canindé, Gustavo Justa, informou que o apoio da população é fundamental para derrotar o Aedes aegypti. “Medidas simples como a limpeza do quintal e a vedação de depósitos rotineiros de água fazem muita diferença”, frisou.

Atualmente Canindé tem quatro casos confirmados de arboviroses, sendo três casos de dengue e um de chikungunya. Os casos são no Centro, Alto Guaramiranga, Campinas e no distrito da Vazante do Curu. “Em todas essas áreas o setor de endemias já está fazendo a resposta necessária com a realização de bloqueios com as bombas costais motorizadas e reforço nas visitas”, acrescentou Gustavo Justa.