ACOMPANHE AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DA SESSÃO DESTA SEXTA-FEIRA (09) AGOSTO

Na sessão de hoje (09), após a leitura da ata pelo 1° secretário Francisco Justa (PTC) a palavra da tribuna livre foi cedida pelo presidente a casa Francisco Alan (PV) ao senhor Antonio Everton Soares Maciel presidente do conselho de ministros evangélicos. Na ocasião o pastor Everton primeira agradeceu a oportunidade pelo espaço e falou sobre o dia do Evangélico na cidade, lei de nº2111 que foi instituída pela casa em 20 de julho de 2009 pela então vereadora Dona Iolanda. Depois da fala inicial foi convidado por ele o pastor Marcos Vinícius, primeiro secretário do conselho. Destacou que a principal função do conselho é ajudar de forma geral os cidadãos canindeenses, independente do cunho religioso do cidadão a ser amparado. Finalizando, o pastor convidou todos para comemorar o dia do evangélico no dia 10 de agosto a partir das 19 horas na praça Dr. Aramis.

A palavra foi facultada aos vereadores e vereadora. O primeiro ao subir a tribuna foi o vereador Sloan Bezerra que inicialmente falou sobre o final a obra de calçamento feita na rua General Sampaio e que posteriormente as ruas Libertadores,rua Chiquinho aparecido e  rua Oswaldo Fonseca terão também uma atenção especial por parte do Secretário de Infraestrutura Alexandro Justa. Logo depois, elogiou o secretário Márcio Sousa que sua secretaria irá realizar o projeto Primeiro Passo (Jovem aprendiz) que está com inscrições abertas na sede da secretaria de assistência social. O mesmo também falou sobre a polêmica envolvendo as árvores que foram retiradas do entorno da Estátua de São Francisco enfatizando que a planta de nome “ninho” vinha prejudicando a estrutura do monumento e disse que os trabalhadores que ali encontram seu meio de sobrevivência precisam do mínimo possível para que os mesmo trabalhem de forma mais digna e sugeriu a Secretária de desenvolvimento Econômico e Turismo que fosse adquiridas tendas para que estes trabalhadores ali ficassem.

A vereadora e 2º Secretária Karlinda Coelho (PSD) destacou a força que têm os deputados votados em Canindé, frisou as 300 casas do programa Minha Casa Minha vida que foi o Deputado federal que abriu novamente o processo de construção das casas. Requereu do deputado Bruno Pedrosa que através de emenda parlamentar seja enviado um ônibus para os estudantes universitários e que o sonho maior é uma conquista de uma faculdade pública para o município e lembrou da faculdade Medicina que poderá vir para a cidade de Canindé e que mesmo que privada irá ajudar direta e indiretamente a economia da cidade.

O Vereador Assis Vieira (PP) apresentou um projeto de lei a casa legislativa que dispõe sobre a obrigatoriedade dos nomes dos autores do hino de Canindé quando este hino for executado na abertura de eventos oficiais do município, estendendo aos demais eventos. Os autores do Hino são Maestro J ratinho e Manoel Messias.

O Vereador e vice presidente da câmara Ilomar Vasconcelos e  (PT) iniciou sua fala explicando a importância do Homem e mulher do campo, que êxodo rural a cada dia está maior e que precisam de políticas públicas para melhoria do trabalho no campo que 75% da alimentação que chega a me a do brasileiro é de origem da Agricultura familiar e que em Canindé precisa haver uma melhor valorização. Alertou a gestão municipal que pelo menos 30% da merenda escolar deve ser fruto da agricultura familiar. O vereador do PT que haverá a XV Feira de Ovinos e Caprinos e IV Feira da agricultura familiar que acontecerá nos dias 23 e 24 de agosto sendo comemorando também o dia do vaqueiro.

O vereador e 1º secretário Francisco Justa (PTC) destacou as ações da prefeitura de Canindé em relação a saúde municipal que haverá uma reterritorialização dos atendimentos para melhor atender os munícipes da cidade. Falou sobre as ambulâncias que foram compradas pelo município que antes havia apenas uma para todo o território canindeenses. Enfatizou que ainda não é o ideal pelo tamanho territorial da cidade, mas que a Prefeita Rozário Ximenes (MDB) fará de tudo em tempo hábil para que tudo se estabeleça. Finalizou expondo que entrará de licença por 4 meses para resolver assuntos pessoais

O vereador Sergio Barbosa (DEM) Iniciou sua fala falando sobre a estátua de São Francisco que precisa de mais investimentos para que a cidade seja visitada por mais pessoas e que essas pessoas saiam com bons olhos da cidade e que os investimentos devem de forma geral serem aplicados no turismo local para que a cidade seja visitada o ano todo e não apenas no período de festejo.

O Vereador Junior Castelo (PSDB) falou sobre seus requerimentos da semana enviados a secretaria de Infraestrutura sobre piçarramentos em algumas ruas da cidade. Reconheceu as obras nas ruas, em especial, a rua General Sampaio que será inaugurada no dia de hoje. Agradeceu a gestão municipal pelo retorno de atendimentos odontológicos no distrito de salitre e vazante do Curu e finalizou desejando um feliz dia dos pais a todos os pais Canindeenses.

O vereador Nascimento (PSDC) Falou sobre as 300 cisternas as quais o município de Canindé foi contemplado, o mesmo falou que foi até a sede da FUNASA em Fortaleza para pedir uma prorrogação do prazo do convênio, o mesmo deixou seguro que todas as famílias serão atendidas com suas cisternas. Na fala o vereador do PSDC evidenciou que em contato com um empresário do ramo das fábricas conseguiu 50 vagas de empregos para uma comunidade do município e disse que com o apoio de todos os parlamentares, somando os esforços, haverá mais geração de empregos para as demais localidades da cidade.

Fonte: Setor de tecnologia da informação da câmara municipal de Canindé-Ce