ACOMPANHE AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DA SESSÃO DESSA SEXTA-FEIRA (16) DE FEVEREIRO.

Compartilhe esta postagem:

Nessa sexta-feira (18) a sessão ordinária da câmara municipal de Canindé contou com a presença da prefeita Rosário Ximenes (PMDB). Na ocasião, ela destacou sobre alguns avanços que a educação de Canindé vem obtendo, como por exemplo, a instalação da nova escola, no antigo prédio da Cenec, que contará com um corpo docente selecionado e uma infraestrutura equipada, visando dá um salto de qualidade nos processos de ensino e aprendizagem, sobretudo, das crianças do município. Além disso, frisou sobre a disponibilização gratuita do fardamento escolar para as crianças.

 

A gestora também falou sobre o sucesso no carnaval de 2018 em Canindé, uma vez que todos se divertiram com muita segurança e conforto. O vereador Sloan Bezerra (PT), completou dizendo “em 30 anos que estou em Canindé, nunca havia participado de uma festa de carnaval levando toda minha família e filhos, mas essa ficará para a história, pois estive os quatro dias na praça e me senti seguro e acolhido com a organização promovida pela gestão municipal”.

A vereadora Karlinda citou sobre o projeto de Internet Banda Larga que está previsto para ser implantada em Canindé. Segundo a Legisladora, ainda em dezembro de 2017 ela participou de uma reunião sobre o projeto que contou com a presença do Deputado Federal Domingos Neto, a Prefeita de Canindé e o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassabe, onde apenas 60 municípios serão contemplados, mas devido a articulação do executivo e legislativo municipal, toda a documentação foi direcionada para que Canindé não ficasse fora. Karlinda afirma que com esse projeto muitos setores serão beneficiados, como por exemplo, escolas, telecentros, postos de saúde, hospitais, secretarias, além dos postos de fronteiras quilombolas.

O vereador e Radialista, Assis Vieira falou sobre a chuva nesta transição do mês de janeiro para fevereiro, como uma dádiva para a população de Canindé, sobretudo, os agricultores. Segundo ele, especialistas afirmam que haverá um bom inverno em 2018 e nessa perspectiva, as inciativas de plantios já poderão ser inciativas. Ainda sobre o assunto, o parlamentar destacou sobre uma problemática ocorrida na Ematerce, órgão do governo do estado do Ceará, responsável dentre muitas atividades, pelo programa Hora de Plantar, onde o repasse das sementes de milho e feijão não estão sendo entregues de forma concreta para os agricultores, uma vez que há relatos de que uns recebem apenas uma parte da semente.

Sobre a Saúde, Assis Vieira afirmou que o PSF do alto Guaramiranga está com um nível de fluxo de pacientes acima do que pode anteder. A sugestão do parlamentar é finalizar o posto do Colinas, loteamento que faz divisa com o Frei Lucas dolle, onde concentra-se 495 famílias, um total de aproximadamente duas mil pessoas, que, hoje, são a causa do aumento de atendimentos no PSF supracitado.

O vereador Ilomar Vasconcelos (PT) elogiou a fala da Secretária de Educação, Arleise, quando essa retrata que a educação tem evoluído, principalmente devido as nucleações e a valorização dos servidores. O mesmo fez, entretanto, uma ressalva e afirmou que atualmente está todo mundo com salários em dia e algumas coisas têm evoluído, mas ele indaga sobre como será daqui a um ano, já que o dinheiro do precatório, hoje, utilizado para cumprir a folha de pagamento, terá acabado. Indagou ainda, como é que a gestão vai fazer um concurso diante uma crise que assola o município.  “O poder executivo não deve interferir nas ações do governo, uma vez que foi ordem do Juiz, Dr. Josimar, a execução do concurso”, completou Vasconcelos.

VEJA OUTRAS FOTOS DA SESSÃO:

 

Fonte: Setor de tecnologia da informação da câmara municipal de Canindé-Ce

Imagens: Everton Félix (85) 99606-6875